Reciclanip

1

Onde posso encontrar um ponto de coleta mais próximo da minha residência?

Contamos com mais de mil pontos de coletas espalhados em todos os estados brasileiros. Para saber onde destinar corretamente os seus pneus inservíveis, acesse: Pontos de coleta Após encontrar o ponto de coleta mais próximo de sua residência, agende gratuitamente a entrega do seu pneu inservível.
2

Como eu faço para solicitar a “Declaração de Destino” do meu pneu inservível?

Para obter a “Declaração de Destino” é preciso fazer a entrega do pneu no ponto de coleta com Nota Fiscal de simples remessa ou carta de doação numerada. Feito isso, o ponto de coleta carimba e assina acusando o recebimento. O comprovante deve ser enviado por e-mail para a Reciclanip declaracoes@reciclanip.org.br. A declaração é emitida quando há a destinação final.
3

A Reciclanip compra ou vende pneus inservíveis?

Não. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos que realiza a logística reversa dos pneus inservíveis. Não há compra e venda. Nossos pontos de coleta funcionam apenas com a doação dos mesmos.
4

A Reciclanip faz a Logística reversa de pneus considerados Fora de Estrada?

Sim. Os pneus considerados Fora de Estrada, como os pneus Agrícolas, Industriais, de Terraplanagem ou mesmo de Avião, têm uma tratativa especial, pois não podem ser levados aos Pontos de Coletas convencionais. Caso você possua um desses pneus, é necessário enviar para a Reciclanip uma lista contendo todos os Nomes dos Fabricantes e os números de matrículas dos produtos. Feito isso, a Reciclanip avaliará o pedido e, em caso de aprovação, providenciará a retirada do pneu diretamente com o cliente para dar a destinação final ambientalmente correta. É importante destacar que a Reciclanip só aceita pneus fora de estrada dos Fabricantes Nacionais (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga).
5

A Reciclanip também recebe pneus de bicicleta?

Sim. Se você tiver pneus de bicicleta, pode fazer a entrega sem problemas em um dos nossos pontos de coleta. Para saber onde destinar corretamente os seus pneus inservíveis, acesse: Pontos de Coleta no Brasil
6

Em que são transformados os pneus inservíveis recolhidos pela reciclanip?

Pelo seu alto poder calorífico, 70% dos pneus inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo. Já os outros 30% são distribuídos em: - Asfalto borracha: adição à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis. O asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias; - Artefatos de borracha: a borracha retirada dos pneus inservíveis dá origem a diversos artefatos, como tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas; - Laminação: neste processo, os pneus não-radiais são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais, entre outros.
7

Qual o percentual reciclado pela reciclanip?

Em 2016, o IBAMA divulgou o Relatório de Pneumáticos - Resolução Conama 416/09, em que atesta que a indústria nacional de pneus cumpriu mais de 100% da meta de coleta e destinação de pneus. Os importadores de pneus, por outro lado, cumpriram 68%, volume inferior ao estipulado pelo órgão ambiental. A entidade tem superado essa meta nos últimos seis anos em que foi publicado o Relatório.
8

O que eu preciso fazer para abrir um ponto de coleta em parceria com a reciclanip?

Apenas o serviço público pode abrir um ponto de coleta, que são locais e sem fins lucrativos, para armazenagem temporária dos pneus até a coleta pela Reciclanip. A parceria é realizada após a formalização de um convênio. As minutas de convênio para análise estão disponíveis em nosso site: Como Abrir

*Caso a sua dúvida não tenha sido respondida, mande sua pergunta pelo nosso canal Fale Conosco: FALE CONOSCO