Reciclanip

28 setembro 2016

5 motivos para utilizar o asfalto-borracha

Não é novidade que o asfalto-borracha, ou asfalto-ecológico, é uma solução sustentável mais segura para as ruas e estradas brasileiras. O material, que é produzido com a adição de pó extraído dos pneus usados ao ligante asfáltico, possui inúmeras vantagens como aumentar a vida útil das estradas, ajudar a diminuir os níveis de ruídos causados pelos veículos e evitar as derrapagens na chuva.No Brasil, o estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na utilização do asfalto-borracha na rodovia RJ -122.

A estrada que liga Cachoeiras de Macacu a Guapimirim possui a tecnologia “in situ field blend”, que melhora em muito as propriedades e desempenho do revestimento asfáltico, aumentando cerca de 60% da vida útil do pavimento. Além disso, o conceito é bastante sustentável, uma vez que foram utilizados cerca de 420 mil pneus reciclados para cobrir os 35 km de estrada.A pavimentação com asfalto-borracha possui outra vantagem do ponto de vista econômico. Por sua alta durabilidade, o projeto, em longo prazo, acaba por diluir o investimento inicial, hoje estimado em 30% a mais do que a medida convencional.

Confira, a seguir, alguns motivos que a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) selecionou para mostrar porque adoça o uso do asfalto-borracha para as vias, ruas e estradas do país:

1.    Oferece maior durabilidade: o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Enquanto o de borracha dura em média 14 anos, o comum dura apenas 10 anos.

2.    Tem maior aderência: isso ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuvas.

3.    Garante estradas mais seguras: o asfalto borracha do processo in situ proporciona uma massa com alto coeficiente de atrito, o que torna as estradas seguras e silenciosas.

4.    Evita a contaminação do solo e as reservas de água: se não for reciclada ou disposta corretamente no lixo, a borracha presente no solo pode causar sérias contaminações, levando até 400 anos para desaparecer.

5.    É vantajoso para as concessionárias: além da resistência, o uso do asfalto-borracha reduz o consumo de massa asfáltica na obra e diminui o custo de manutenção.