Reciclanip

28 setembro 2016

Prefeitura de Ernestina em parceria com Reciclanip executou trabalho de retirada de pneus

A prefeitura de Ernestina (RS) e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pela indústria nacional de pneus para cuidar exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis em todo o Brasil, iniciaram em fevereiro deste ano a retirada dos pneus abandonados irregularmente em uma área do município. A estimativa é que mais de 700 toneladas de pneus estavam no terreno abandonado. Para a ação, a Reciclanip disponibilizou quatro caminhões, que fizeram a retirada em média 52 toneladas diariamente. O trabalho se estendeu por 16 dias. Todo material recolhido foi encaminhado para trituração em duas unidades parceiras da Reciclanip, em Nova Santa Rita (RS) e Araucária (PR), e, depois, seguiu para uma destinação final ambientalmente correta, aprovada pelo IBAMA.

O trabalho da Reciclanip tem abrangência nacional. São 1.000 pontos de coleta de pneus inservíveis distribuídos em todos os Estados e no Distrito Federal. Em Passo Fundo (RS), há um ponto de coleta disponível para a população. Para deixar gratuitamente o pneu, basta ligar e marcar o horário da entrega. Os contatos dos pontos de coleta estão no site da entidade: www.reciclanip.org.br

Em 2015, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta 451,7 mil toneladas de pneus, o equivalente a 90,3 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Nos últimos cinco anos, a entidade tem superado a meta de reciclagem de pneus estabelecida pelo Ibama.

 

Atitude do cidadão é importante

O comportamento do cidadão é fundamental para a reciclagem de pneus. Com atitudes simples, ele contribui decisivamente para que os pneus que não têm mais utilidade tenham um fim ambientalmente sustentável. Confira a seguir algumas dicas para que o cidadão descarte adequadamente seu pneu inservível:

1.      Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.

2.      Caso tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.

3.      Outra opção é encaminhar diretamente o pneu a um dos mil pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade (www.reciclanip.org.br), cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.

4.      Quem mora em municípios longínquos, porventura distantes dos pontos de coleta, deve entrar em contato com a prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários, nos quais poderá deixar o seu pneu sem serventia.