Reciclanip

28 setembro 2016

Reciclanip atuou junto ao GDF na retirada de pneus do autódromo de Brasília

A Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pela indústria nacional de pneus para cuidar exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis, apoiou o Governo do Distrito Federal (GDF) na retirada dos pneus do autódromo de Brasília. A entidade disponibilizou três caminhões por dia para o recolhimento dos pneus.Cerca de 477 toneladas de pneus inservíveis já foram retiradas do autódromo. Todo material foi encaminhado pela Reciclanip para trituração e, depois, seguiu para uma destinação final ambientalmente correta, aprovada pelo IBAMA. Cerca de 70% dos pneus reciclados pela entidade são utilizados como combustível para acionar os fornos das cimenteiras.

O trabalho da Reciclanip tem uma abrangência nacional. São 1.000 pontos de coleta de pneus inservíveis distribuídos em todos os Estados e no Distrito Federal. Todos os dias, 90 caminhões circulam pelas estradas e rodovias brasileiras, recolhendo os pneus dos pontos de coleta e encaminhando-os para destinação. Os custos são pagos pela indústria nacional de pneus, que, somente em 2015, está investindo R$ 105 milhões nessas operações. Em Brasília, há sete pontos de coleta disponíveis para a população, todos em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Para deixar gratuitamente o pneu nesses locais, basta ligar e marcar o horário da entrega. Os contatos dos pontos de coleta estão no site da entidade: www.reciclanip.org.br.

 

Atitude do cidadão é importante

O comportamento do cidadão é fundamental para a reciclagem de pneus. Com atitudes simples, ele contribui decisivamente para que os pneus que não têm mais utilidade tenham um fim ambientalmente sustentável. Confira a seguir algumas dicas para que o cidadão descarte adequadamente seu pneu inservível:

1.      Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.

2.      Caso tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.

3.      Outra opção é encaminhar diretamente o pneu a um dos mil pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade (www.reciclanip.org.br), cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.

4.      Quem mora em municípios longínquos, porventura distantes dos pontos de coleta, deve entrar em contato com a prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários, nos quais poderá deixar o seu pneu sem serventia.

 

“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos para casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de esgoto e enchentes e a poluição de rios, ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, explica Alberto Mayer, presidente da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e da Reciclanip.

Números

Em 2015, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta 451,7 mil toneladas de pneus, o equivalente a 90,3 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Nos últimos cinco anos, a entidade tem superado a meta de reciclagem estabelecida pelo Ibama. Desde 1999, quando começou a coleta e a destinação de pneus inservíveis pelos fabricantes nacionais de pneus, 3,57 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 713,4 milhões de unidade de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 804,8 milhões no programa até 2015.

No ano passado, o IBAMA divulgou o Relatório de Pneumáticos – Resolução Conama 416/09, em que atesta que a indústria nacional de pneus cumpriu 106,98% da meta de coleta e destinação de pneus, superando-a em 6,98%. Entretanto, os importadores de pneus cumpriram apenas 77,90%, aquém do estipulado pelo órgão ambiental.