Reciclanip

4 outubro 2016

Waste Expo Brasil: único evento que mostra vários pontos de vista da situação e dos desafios dos Resíduos Sólidos Urbanos

O evento acontece em São Paulo, de 22 a 24 de novembro, e reúne os maiores especialistas do País em lixo, reciclagem, aterro, chorume e gestão municipal

Em 2010, o Brasil passou a contar com uma nova legislação para abordar com maior abrangência a questão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A lei 12.305/10 trouxe uma série de desafios e responsabilidades para o consumidor (que precisa separar o lixo corretamente); para a indústria (que precisa criar canais de reciclagem de materiais pós-consumo); e para as cidades (que precisam implementar políticas de coleta seletiva e inclusão social).

Mas, ao longo dos seis anos de existência da lei, uma série de outras questões foi levantada por todos os envolvidos na geração, coleta, transporte e disposição final dos RSU. Quanto custa para tratar os RSU? Quem e como se deve pagar esse tratamento? Quais tecnologias estão presentes no Brasil para tratar certos materiais? Quem é o responsável por cobrar ações dos atores citados na lei? E como devem ser cobrados?

Para responder a estas e a dezenas de outras perguntas, pela primeira vez será realizado no Brasil um evento envolvendo o lado governamental (com palestra e exposição do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho); da indústria (representada por entidades como o Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem); do poder público (com palestra da Associação Brasileira dos Promotores de Meio Ambiente) e dos maiores especialistas do País em tratamento de RSU (veja programação completa do evento).

Junto a esse time de especialistas, a Waste Expo Brasil reúne também as principais tecnologias existentes no mundo para tratamento de RSU e materiais recicláveis. “Além de interagir com os palestrantes e tirar dúvidas, o visitante vai conhecer as melhores soluções e equipamentos para tratar e movimentar lixo, aterro, sucatas, aparas de papel e de plástico”, comentou o diretor-executivo do evento, Jesus Gomes.

 

Evento: Waste Expo Brasil – de 22 a 24 de novembro em São Paulo.

Data: de 22 a 24 de novembro

Local: Pro-Magno Expo, São Paulo

Programação: https://credencial.online/waste2016/congresso/inicio.php 

Mais informações: http://www.wasteexpo.com.br/