Reciclanip

1

Quero montar um triturador, em que Estado/Município posso instalar e quanto de pneu a Reciclanip pode me garantir?

A Reciclanip contrata somente empresas já instaladas por iniciativa dos próprios empresários e de acordo com a necessidade. A entidade não garante volumes à nenhuma delas, pois a geração de pneus inservíveis é espontânea em cada município e altera de acordo com diversas variáveis.

2

A Reciclanip doa pneus para ONGs, Creches, Escolas, Artesanatos, entre outras?

Todos os pneus coletados no país são direcionados sem exceção às entidades às empresas destinadoras que possuam todas as licenças e cadastros exigidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais e que precisam comprovar que deram a destinação adequada ao pneu inservível junto ao Ibama.

3

Tenho alguns pneus inservíveis aqui, a Reciclanip pode coletar?

Para a celeridade no processo de coleta é importante que os pneus inservíveis sejam deixados em um ponto de coleta mais próximo.

4

Sou transportador (a), como faço para trabalhar com a Reciclanip?

Para ser um transportador na operação da Reciclanip é necessário que a empresa esteja devidamente registrada, possuindo CNPJ e Inscrição Estadual. Além disso, é necessário também que o transportador possua em sua frota, veículos cadastrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para saber todas as informações e documentos necessários acesse: https://www.reciclanip.org.br/como-prestar-servico-de-transporte-para-a-reciclanip/

5

Onde posso encontrar um ponto de coleta mais próximo da minha residência?

Contamos com mais de mil pontos de coletas espalhados em todos os estados brasileiros. Para saber onde destinar corretamente os seus pneus inservíveis, acesse: Pontos de coleta Após encontrar o ponto de coleta mais próximo de sua residência, agende gratuitamente a entrega do seu pneu inservível.
6

Como eu faço para solicitar a “Declaração de Destino” do meu pneu inservível?

Para obter a “Declaração de Destino” é preciso fazer a entrega do pneu no ponto de coleta com Nota Fiscal de simples remessa ou carta de doação numerada. Feito isso, o ponto de coleta carimba e assina acusando o recebimento. O comprovante deve ser enviado por e-mail para a Reciclanip declaracoes@reciclanip.org.br. A declaração é emitida quando há a destinação final.

Caso sua empresa seja uma transportadora, para obter a declaração será necessário que a entrega dos pneus ocorra em uma das industrializadoras parceiras da Reciclanip. Para receber os endereços de nossas parceiras, solicite através do mesmo e-mail.

Caso sua empresa seja uma transportadora, para obter a declaração será necessário que a entrega dos pneus ocorra em uma das industrializadoras parceiras da Reciclanip. Para receber os endereços de nossas parceiras, solicite através do mesmo e-mail.

7

A Reciclanip compra pneus inservíveis?

Não. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos que realiza a logística reversa dos pneus inservíveis. Não há compra, pois os nossos pontos de coleta funcionam apenas com a doação dos mesmos.
8

A Reciclanip faz a Logística reversa de pneus considerados Fora de Estrada?

Sim. Os pneus considerados Fora de Estrada, como os pneus Agrícolas, Industriais, de Terraplanagem ou mesmo de Avião, têm uma tratativa especial, pois não podem ser levados aos Pontos de Coletas convencionais. Caso você possua um desses pneus, é necessário enviar para a Reciclanip uma lista contendo todos os Nomes dos Fabricantes e os números de matrículas dos produtos. Feito isso, a Reciclanip avaliará o pedido e, em caso de aprovação, providenciará a retirada do pneu diretamente com o cliente para dar a destinação final ambientalmente correta. É importante destacar que a Reciclanip só aceita pneus fora de estrada dos Fabricantes Nacionais (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga).
9

Em que são transformados os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip?

Pelo seu alto poder calorífico, 70% dos pneus inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo. Já os outros 30% são distribuídos em:

Asfalto borracha: adição à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis. O asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias;

Artefatos de borracha: a borracha retirada dos pneus inservíveis dá origem a diversos artefatos, como tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas;

Laminação: neste processo, os pneus não-radiais são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais, entre outros.

10

Qual o percentual reciclado pela Reciclanip?

Anualmente, o IBAMA divulga o Relatório de Pneumáticos - Resolução Conama 416/09, em que atesta que a indústria nacional de pneus cumpriu mais de 100% da meta de coleta e destinação de pneus. A entidade tem superado essa meta nos últimos seis anos em que foi publicado o Relatório.
11

O que eu preciso fazer para abrir um ponto de coleta em parceria com a Reciclanip?

Apenas o serviço público pode abrir um ponto de coleta, que são locais e sem fins lucrativos, para armazenagem temporária dos pneus até a coleta pela Reciclanip. A parceria é realizada após a formalização de um convênio. As minutas de convênio para análise estão disponíveis em nosso site: Como Abrir

*Caso a sua dúvida não tenha sido respondida, mande sua pergunta pelo nosso canal Fale Conosco: FALE CONOSCO