Reciclanip

12 julho 2021

Bridgestone divulga Relatório de Sustentabilidade 2020-2021

  • Material destaca os esforços da Bridgestone para contribuir para a construção de uma sociedade sustentável.
  • Uma das principais conquistas foi a redução de 31%1 nas emissões de CO2.
  • Tendo como base sua missão de “Servir à sociedade com qualidade superior” e seu plano de negócios de médio prazo, a Bridgestone definiu como meta que mais de 50% do seu suprimento de energia seja proveniente de energias renováveis até 2023.

TÓQUIO – julho de 2021 — A Bridgestone Corporation anunciou a publicação do seu Relatório de Sustentabilidade 2020-2021, um importante marco na contínua jornada do Grupo para criar valor para seus clientes e para a sociedade como uma empresa de soluções sustentáveis. O relatório destaca as iniciativas adotadas pela companhia, no último ano, para alcançar sua missão de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Ele apresenta informações detalhadas sobre a estratégia de negócios de médio a longo prazo do Grupo, o programa de negócios para a sustentabilidade, o plano de negócios de médio prazo (2021-2023) e as atividades de Responsabilidade Social Corporativa.

Tópicos

  • Contribuições para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas;
  • Compromisso do CEO Global com a jornada de sustentabilidade do Grupo;
  • Estratégia de negócios de médio a longo prazo & plano de negócios de médio prazo;  
  • Construção de confiança para estimular a cocriação de valor em conjunto;
  • Princípios de gestão e governança;
  • Dados ambientais, sociais e de governança (ESG).

“No intuito de nos adaptarmos às demandas sociais em constante mudança, assumimos o desafio de criar valor para a sociedade, para nossos clientes e para a Bridgestone. O Grupo realizará uma ampla variedade de atividades de contribuição social, ultrapassando os domínios do nosso negócio, com o objetivo de promover uma relação de confiança com a sociedade e as várias partes interessadas com quem queremos criar valor em conjunto”, afirma Shu Ishibashi, CEO Global e Representative Executive Officer da Bridgestone. “Temos como papel e dever assumir nossas responsabilidades com relação ao futuro, como contribuir para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tendo em mente nossa missão de ‘Servir à sociedade com qualidade superior’. Queremos convidar toda a sociedade para participar da nossa jornada de sustentabilidade e acreditamos que este relatório é um passo importante para promover mais transparência e responsabilidade”, finaliza.

Os principais pontos do relatório estão detalhados abaixo:

  1. Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Guiados por nossa missão de “Servir à sociedade com qualidade superior” e pelo compromisso global de RSC do Grupo (“Nosso Jeito de Servir”), a Bridgestone vem integrando cada vez mais a sustentabilidade a sua cultura, estratégia de negócios e operações.

  • Concretização da estratégia de negócios de médio a longo prazo com base na sustentabilidade

O relatório inclui objetivos quantitativos e iniciativas detalhadas da estratégia de negócios de médio e longo prazo e do plano de negócios de médio prazo (2021-2023), oferecendo um plano para que a Bridgestone se torne mais forte e sustentável. Além disso, por meio do seu programa de negócios para a sustentabilidade, o Grupo visa estabelecer um modelo de negócios no qual o valor comercial, que inclui a receita e os lucros, seja gerado de forma sustentável. Isso inclui esforços para promover uma economia circular e alcançar a neutralidade de carbono em todas as empresas do Grupo, da produção e venda até o fornecimento de valor durante o uso e a recuperação de pneus.

  • Atualização do Marco 2030
  • Estabelecimento de metas concretas para atingir a neutralidade de carbono

A Bridgestone anunciou seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em sua missão ambiental de longo prazo para 2050 em diante, junto com seu objetivo de reduzir as emissões totais de CO2 em 50%, em comparação com os níveis de 2011, até o ano de 2030.

  • Divulgação das taxas de uso de energias renováveis e emissões de CO2

O Grupo divulgou o sucesso obtido na redução das emissões totais de CO2 em 31%, em comparação com os níveis de 2011, no ano de 2020 e a informação de que 11% de seu consumo de energia total é proveniente de fontes renováveis.

  • Apresentação dos objetivos globais de uso de energias renováveis

A Bridgestone definiu como objetivo que mais de 50% do seu suprimento de energia provenha de energias renováveis (eletricidade) até 2023 e declarou seu compromisso de aumentar o uso de energias renováveis progressivamente.

  • Consolidação da confiança para estimular a criação de valor em conjunto

Para executar o programa de negócios para a sustentabilidade, é essencial valorizar a construção de confiança para estimular a cocriação de valor em conjunto com clientes e parceiros. O relatório apresenta as várias atividades do grupo para contribuir socialmente, tendo como objetivo promover a confiança e demonstrar seu compromisso em ser um parceiro na criação de valor em conjunto.  

  • Princípios de Gestão

Os seis Princípios de Gestão do Grupo são fundamentais para seu compromisso de criar valor para o cliente e para a sociedade. No relatório, representantes do Comitê de Indicações, Comitê de Auditoria e Comitê de Compensações do Conselho de Administração do Grupo compartilham suas perspectivas em um diálogo, e o estado de governança para o Grupo é apresentado.

Em 2021, a Bridgestone está comemorando o 90º aniversário de sua fundação. Tendo como base a sua missão de “Servir à sociedade com qualidade superior” e de se transformar em uma empresa de soluções sustentáveis que gera valor para o cliente e para a sociedade, o Grupo continuará contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

1. As emissões de CO2 de 2011 serviram como referência.

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Líder em mobilidade sustentável e soluções avançadas, a Bridgestone do Brasil desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente. A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio.

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

Bridgestone

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962

Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br