Reciclanip

11 março 2015

DICA DE CULTURA PARA O FINAL DE SEMANA – Na Reciclarte, até 21.03, a Reciclanip mostra como é feita a a reciclagem de pneus inservíveis

A exposição RECICLARTE, Arte da Reciclagem em São Paulo, que conta com a participação da Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, terá a segunda edição de amostra para o público geral até o dia 21.03 (sábado) das 10h às 16h. O objetivo é mostrar, por meio de ensaios fotográficos, vídeos, peças e depoimentos de pessoas que estão por trás da extensa cadeia da reciclagem, o dia a dia das pessoas que atuam no setor. A mostra joga luz e reforça a dignidade desse trabalho anônimo que gera riqueza a partir daquilo que se descarta.

 “Para nós é uma grande satisfação participar mais uma vez deste projeto, que nos dá a oportunidade de mostrar a complexa operação logística comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes”, explica o gerente geral da Reciclanip, Cesar Faccio.

Na exposição os visitantes podem ver o passo a passo da reciclagem de um pneu inservível e quais são os principais destinos do material: solas de calçados, pisos e dutos de águas pluviais, asfalto-borracha e combustível alternativo em fornos de cimenteiras – em substituição ao coque de petróleo.  Para saber mais visite a página da entidade www.reciclanip.org.br.

 Informações – Visita à exposição é gratuita

Exposição RECICLARTE, Arte da Reciclagem em São Paulo
até o dia 21/03 (sábado). De segunda à sábado, das 10h às 16h
Goodstorage: Avenida do Estado, 5460, Cambuci – Grátis

Site: http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/2235/arte-da-reciclagem-e-tema-de-exposicao#sthash.jlvl8OWW.dpuf

Sobre a ANIP e Reciclanip

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas e 17 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.

 

Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.