Reciclanip

28 setembro 2016

Dicas para o descarte correto dos pneus

Desde 1999, a Reciclanip – entidade criada pelos fabricantes nacionais de pneus – tem trabalhado para destinar de forma ambientalmente correta os pneus inservíveis, disponibilizando, para a sociedade, uma eficiente logística para coleta e destinação de pneus, que cobre todo o País.

Dezenas de caminhões percorrem diariamente as estradas brasileiras, recolhendo pneus dos 1000 pontos de coleta localizados em todo o país e, em seguida, encaminhando-os para um reaproveitamento ambientalmente correto, aprovado pelo Ibama. Do início do programa até o final de 2015, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio.

Nesta complexa logística, o papel do cidadão é muito importante. Com atitudes simples, ele pode contribuir muito para que os pneus sem utilidade tenham um fim ambientalmente correto. Confira, a seguir, algumas dicas simples, porém essenciais, para que o cidadão promova o descarte correto do seu pneu:

 

1.      Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.

2.      Caso você tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu lá. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.

3.      Outra opção é encaminhar o pneu a um dos 1000 pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade (www.reciclanip.org.br), cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.

4.      Para quem mora em municípios longínquos, porventura distantes dos pontos de coleta, basta entrar em contato com a prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários, nos quais poderá deixar o seu pneu sem serventia.